O valor da participação dos Pais na educação das crianças.
A participação dos pais influencia (e muito!) na vida escolar dos pequenos. Pequenas atitudes como checar se a lição de casa foi feita, participar das reuniões de pais e incluir a escola nos assuntos do dia a dia ensinam aos filhos que estudar é importante. Aqui você confere outras dicas para ajudar na educação das crianças.
Seja presente
Pesquisas provam que a figura paterna é tão importante para a criança que, quando ela se sente relegada a segundo plano, acaba com problemas de saúde.
A pediatra Melissa Wake, da Austrália, realizou uma pesquisa com quase 5 mil crianças entre 4 e 5 anos. Ela descobriu que a incidência de sobrepeso e obesidade na garotada em idade pré-escolar tem relação direta com a negligência dos papais.
Carinho, atenção, fraternidade… Tudo isso pode ter consequências na formação da criança. Participe dos momentos importantes, felizes ou não, procure compreender a criança nos seus momentos mais adversos, orientando-a e propondo alternativas para a vida
Tenha livros em casa
Se você tem filhos pequenos, leia para eles. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, dos Estados Unidos, mostrou duas maneiras de afetar positivamente o desempenho acadêmico: ler em voz alta para crianças pequenas e conversar com as mais velhas sobre expectativas para o futuro (como a faculdade).
Reserve um lugar tranquilo para os estudos
Rotina, disciplina e perseverança são características essenciais para um bom desempenho. Crie um ambiente que ofereça apenas o necessário: mesa, cadeira, boa iluminação e distância da televisão. Concentrado, ele aprenderá mais e errará menos.
Dica: fique de olho no cumprimento das lições de casa. Caso o pequeno precise de ajuda, não deixe de o orientar, mas evite dar a resposta certa. Ele deve descobri-la por conta própria. E mostre para o pequeno que ele não precisa ter medo de errar, afinal é errando que se aprende, não é mesmo?
Preserve o tempo livre
Muitos pais incluem diversas atividades fora da escola na agenda dos filhos. Mas saiba que esta nem sempre é a melhor opção. O tempo para brincar também é importante para o aprendizado dos pequenos. Por isso, escolha cursos extracurriculares com bastante cautela.
DIKINHA!
A dikinha de hoje são livros que ajudam muito na educação dos pequenos.
(0-3 anos)
O Ursinho Apavorado
Autor: Keith Faulkner
Editora: Companhia das Letrinhas
Um ursinho, que acorda assustado no meio da noite, é o protagonista desta historinha linda. As dobraduras que saltam das páginas deste livro colorido e engraçado também fazem com que o enredo se torne especialmente emocionante.
(4- 6 anos)
Por Favor, obrigado, desculpe
Autor: Becky Bloom e Pascal Biet
Editora: Brinque Book
O livro mostra que aprender boas maneiras, que vão desde o respeito com os colegas até como se comportar em um jantar, pode ser divertido.
(7 a 9 anos)
A velhota cambalhota
Autor: Sylvia Orthof
Editora: LE
O texto retrata as peripécias de uma velhota da tradicional família mineira, que resolve dar cambalhotas e virar o direito pelo avesso, escandalizando uma cidade do interior de Minas.
(10-12 anos)
O pequeno príncipe
Autor: Antoine Saint-Exupéry
Editora: Agir
O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parábola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada.
Eu o li na minha infância e não vi nenhum problema nisso, por isso o indico para crianças. Quando li este livro com os olhos de um adulto, tive outra perspectiva da história, totalmente diferente de quando o li na infância. Vale muito a pena para qualquer idade.
(12 ou mais)
Presenteie-o com coleções de livros. Todo gênero é válido nessa idade: ação, aventura, suspense, etc… Aí vão algumas opções legais:
– A Culpa é das estrelas;
– As Crônicas de Nárnia;
– Extraordinário; (leia a resenha aqui!)
-Saga Harry Potter;
-Saga Percy Jackson e os Olimpianos;
-Saga Crepúsculo;